Parlamento britânico rejeita todas as propostas apresentadas como opções ao Brexit

Manifestantes contra o Brexit pedem novo referendo do lado de fora do Parlamento britânico, na quarta-feira (27) Manifestantes contra o Brexit pedem novo referendo do lado de fora do Parlamento britânico, na quarta-feira (27) Foto: Dylan Martinez/Reuters

Em uma votação de opções ao Brexit, o Parlamento britânico rejeitou nesta quarta-feira (27) todas as oito propostas apresentadas (veja abaixo quais eram e os placares).

Após a divulgação dos resultados, os parlamentares iniciaram um acalorado debate sobre seus próximos passos, mas não chegaram a uma conclusão. Inicialmente, eles deveriam votar novamente as opções com mais aceitação na próxima segunda-feira, 1º de abril, e definir aquela com a maior aprovação.

Esta seria encaminhada à primeira-ministra Theresa May, para que ela a negociasse com a União Europeia. A premiê disse que iria considerar o que fosse determinado, mas se recusou a garantir um compromisso com o resultado.

O líder da Câmara baixa, John Bercow, afirmou que irá permitir que as propostas sejam novamente apresentadas na segunda-feira, apesar de protestos de diversos parlamentares.

Os parlamentares não votaram novamente o acordo que a May fechou com a União Europeia em novembro de 2018, e que eles já rejeitaram duas vezes, em 15 de janeiro e em 12 de março.

Na manhã desta quarta, May havia voltado a defender o acordo no Parlamento e se opôs a ideia de um novo referendo, lembrando que a saída da União Europeia foi resultado de consulta popular. A premiê insistiu que as outras opções estudadas pelos parlamentares poderiam conduzir a um atraso do Brexit ou mesmo a não concretização do processo.

Ler 16 vezes
Entre para postar comentários
Go to top
Template by JoomlaShine