Em grande baile na AABB, Prêmio Dosinho celebra destaques do carnaval 2019

Uma grande festa em ritmo de carnaval encerrou a 3ª edição do Prêmio Dosinho na noite de sexta-feira (15), com a AABB-Tirol lotada de artistas, produtores, músicos e foliões. O baile fechou oficialmente o carnaval de Natal premiando e anunciando os destaques da folia, dos palcos, polos, das orquestras e da avenida do samba em Natal.

Também foi a noite da final do 3º Concurso Dosinho de Marchinhas e o 1º Desfile Dosinho de Fantasias de Carnaval. A trilha e animação da festa foi conduzida pela Orquestra do Papão, Banda das Marchinhas Bateria da Escola Balanço do Morro, Jaina Elne, Rodolfo Amaral Brasileiríssimo, Jocélio Nunes Nunes e Jarita Real Real.

Foram entregues 25 troféus Dosinho de destaque 2019, confeccionados pelo artista plástico Guaraci Gabriel. As premiações financeiras totalizaram R$ 11 mil e em breve a produção lançará 2 mil CDs com a coletânea das 15 marchinhas classificadas na edição 2019 do concurso.

Orquestras Los Manos e Tuareg’s se apresentam em baile nesta sexta em Natal

As orquestras Los Manos (RN) e Tuareg’s (PB) vão se apresentar no 5º Encontro das Orquestras, que acontece nesta sexta-feira, 29, na Arena Music, a partir das 21h.

Na estrada desde 1994, Los Manos é reconhecida como uma das orquestras mais completas do Estado e promete animar o público com músicas dos anos 60 e 70, além de muito samba, boleros, forrós e frevo.

Já o grupo Tuareg’s faz parte da história cultural de João Pessoa. Eles estão na memória da geração que dançou nos bailes promovidos nos anos 70. Um dos grandes sucessos do grupo foi a canção “Perdoa Amor”, que está no primeiro LP da banda, lançado em 1985. A música ainda é tocada nas rádios.

Hoje, aos 46 anos, mas com uma roupagem mais moderna, sem perder a sua essência, continua presenteando o cenário musical brasileiro com sua alegria contagiante, cantando músicas dos ídolos das antigas, além de grandes sucessos da atualidade. Com um repertório diversificado, que passeia por todos os ritmos, faz um show emocionante e ao mesmo tempo dançante.

O encontro acontece na Arena Music, que é a mais nova casa de shows de Natal e fica localizada na Avenida Prudente de Morais, antigo Gilson Buffet. Além de dar espaço para bandas locais em sua programação, a proposta da Arena é a de sempre trazer músicos de renome no circuito nacional para shows na cidade.

Fonte: agorarn.com

Rio Grande do Norte Movido a energia solar, cinema itinerante oferece sessões gratuitas a comunidades do RN

A partir desta quarta-feira (26), comunidades do interior do Rio Grande do Norte começam a receber sessões de cinemas bem diferentes. Trata-se do circuito do Cine Solar, que visa alcançar regiões onde há pouco acesso da população a atividades culturais.

O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

Além das exibições, cada comunidade potiguar atendida nesta edição também receberá uma oficina de vídeo com abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização, denominada Oficinema Solar. Abordando temáticas ambientais e locais, um filme será produzido pelos participantes e exibido durante a sessão de cinema.

À noite, vão acontecer duas sessões de cinema, sendo a primeira com mostra de curtas metragens com temáticas ambientais, e a segunda com uma programação que varia entre os filmes Zootopia e o brasileiro Cine Holliúdy, além do curta produzido na própria comunidade.

Fonte: g1.globo.com

Festival Gastronômico e Cultural de Martins, RN, acontece entre 12 e 14 de julho em 2019

O Festival Gastronômico e Cultural de Martins, no interior do Rio Grande do Norte, vai acontecer entre os dias 12 e 14 de julho deste ano. Em 2019, o evento da cidade serrana potiguar chega à sua 13ª edição e continua com a proposta de oferecer o melhor da gastronomia e cultura regional.

De acordo com a organização, ano após ano o festival vem crescendo e, em média, 15 mil pessoas circulam pelo município por dia durante a realização.

O festival de Martins tem participação de restaurantes, lanchonetes, food trucks, vinícola, cervejaria, há uma pinacoteca disponível ao público, livraria, loja de artesanato, além de apresentações culturais de teatro, dança e música.

São Gonçalo do Amarante é destaque em premiação cultural na capital potiguar

São Gonçalo do Amarante foi um dos municípios homenageados com o Troféu Cidade Cultural 2018. O prêmio foi entregue nesta quinta-feira, 21, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal.

A solenidade compôs a programação da 15ª edição do Troféu Cultura, em reconhecimento ao trabalho realizado nos diversos segmentos da arte e cultura potiguar.

A cidade que carrega a marca de ser berço da cultura popular do estado se destacou pelos investimentos e ações realizadas pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura Dona Militana.

Em 2018, o artesanato são-gonçalense participou de inúmeras feiras e eventos locais e nacionais, sobretudo o setor ceramista. O carnaval ganhou apoio para 19 blocos e tribos de índio. A Semana Santa, com a encenação da Paixão de Cristo, também recebeu incentivo municipal. Durante os festejos juninos diversos eventos de rua, assim como o Arraiá Quatrocentão, também foram apoiados.

Orquestra Sinfônica do RN faz abertura da temporada 2019 no Teatro Riachuelo

Patrimônio cultural do Rio Grande do Norte, reconhecida pela qualidade e profissionalismo que expõe ao público, a Orquestra Sinfônica do RN – OSRN, faz abertura da temporada 2019 com o “I Concerto do Projeto Movimento Sinfônico – Terças Clássicas”, neste dia 26 de março, no Teatro Riachuelo. A entrada é gratuita e a distribuição do 2º lote de ingressos ocorre no dia do concerto, no 3º piso do Midway Mall, na galeria Fernando Chiriboga, a partir das 10h.

O Concerto de abertura vai contar com a participação especial do solista Daniel Wolff, primeiro doutor em violão no Brasil. Wolff é um dos mais destacados violonistas brasileiros da nova geração. Versatilidade é uma das suas marcas. Além da carreira como concertista, atua intensamente como compositor e arranjador, função pela qual já recebeu o Grammy. Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando um recital realizado no Carnegie Hall de Nova Iorque. Também ministra cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina.  Daniel Wolff é intitulado pela crítica como um profissional de performance impecável.

FJA celebra Dia Mundial do Teatro com programação em Natal e Mossoró

O Dia Mundial do Teatro – comemorado nesta quarta-feira (27) – terá diversos momentos de celebração por meio da Fundação José Augusto (FJA): o Lançamento do Edital Pauta Livre Lauro Monte Filho, em Natal e Mossoró; abertura das discussões para a instalação da Câmera Setorial de Teatro e apresentação do espetáculo “O Fantástico Mundo dos Contos”, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, à tarde e gratuito; e em Caicó, no Teatro Adjuto Dias, haverá apresentação do espetáculo da Cia. Será o Benedito?, com Emanuel Bonequeiro.

Pauta Livre Lauro Monte Filho

O diretor geral da FJA, Crispiniano Neto, irá para Mossoró fazer o lançamento do Edital. “A experiência exitosa em Natal nos leva a crer que será um sucesso também, a iniciativa de democratizarmos o acesso ao teatro do Governo do Estado, em Mossoró”, disse Crispiniano Neto. Depois de receber quase 60 propostas e selecionar 28 apresentações em linguagens como teatro, dança, música e audiovisual, em Natal, o Pauta Livre do Lauro Monte Filho passou por algumas mudanças: “Fizemos alguns aprimoramentos no Edital, com o objetivo de detalhar ainda mais as especificidades técnicas, de modo a tornar o processo cada vez mais eficaz”, disse o diretor dos Teatros da FJA, Ronaldo Costa.

Go to top
Template by JoomlaShine