Rio Grande do Norte Movido a energia solar, cinema itinerante oferece sessões gratuitas a comunidades do RN

O projeto Cinesolar exibe filmes em São Miguel do Gostoso, Serra do Mel e Areia Branca, no RN O projeto Cinesolar exibe filmes em São Miguel do Gostoso, Serra do Mel e Areia Branca, no RN Foto: Murilo Durães/Divulgação

A partir desta quarta-feira (26), comunidades do interior do Rio Grande do Norte começam a receber sessões de cinemas bem diferentes. Trata-se do circuito do Cine Solar, que visa alcançar regiões onde há pouco acesso da população a atividades culturais.

O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

Além das exibições, cada comunidade potiguar atendida nesta edição também receberá uma oficina de vídeo com abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização, denominada Oficinema Solar. Abordando temáticas ambientais e locais, um filme será produzido pelos participantes e exibido durante a sessão de cinema.

À noite, vão acontecer duas sessões de cinema, sendo a primeira com mostra de curtas metragens com temáticas ambientais, e a segunda com uma programação que varia entre os filmes Zootopia e o brasileiro Cine Holliúdy, além do curta produzido na própria comunidade.

Fonte: g1.globo.com
Ler 18 vezes
Entre para postar comentários
Go to top
Template by JoomlaShine